Jornal Socialista, Democrático e Independente dirigido por Dieter Dellinger, Diogo Sotto Maior e outros colaboradores.
Terça-feira, 1 de Abril de 2008
A Escola Massificada

 

 

Todos os grandes avanços civilizacionais trazem problemas consigo. O ser humano é em todas as circunstâncias problemático.
A escola massificada para todos é um grande avanço e a escolaridade até ao nono ano deveria ter sido conseguida em Portugal há quase um Século e, assim, estaríamos como os países nórdicos, etc.
O professorado português sempre teve horror aos trabalhos práticos e manuais, pelo que as vias profissionalizantes que as escolas devem organizar para os alunos com mais dificuldades teóricas têm funcionado mal.
É verdade que a escola do papel e lápis conduz a algumas dificuldades com certos alunos como conduziria se tivéssemos uma escola apenas prática para todos. A Ministra tem razão quando diz que a escola tem de se adequar às circunstâncias e os professores devem, acima de tudo, conhecer as suas turmas e saber que não há duas iguais, dado que em cada turma há sempre uma certa liderança de alguns para o bem ou para o mal. Mas, as sociedades humanas são assim e nenhum professor pode pensar em mudar a condição humana, até porque na sua juventude foi ele também como os actuais jovens.
Muitos professores têm uma grande dificuldade em reconhecer certos valores nos seus alunos; recordo que há alunos que dizem aos professores terem aprendido isto ou aquilo na Wikipedia e os professores rejeitam com desprezo esse conhecimento que é o do futuro. Muitas turmas têm os seus blogues colectivos e há alunos com blogues individuais e, claro, os professores não se preocupam em encorajar a interactividade e a criatividade que leva a colocar textos, fotos ou filmes nos blogues.
Há uma crise sim; mas não dos jovens alunos, mas antes do professorado que sabe porque não quer ser avaliado e a muitos falta-lhes conhecimentos de pedagogia, informática e visão de futuro.
Os professores actuais são maioritariamente o produto do facilitismo, ou seja, das passagens administrativas, dos cursos do Magistério Primário (Institutos Superiores de Educação) transformados rapidamente em licenciaturas e dos cursinhos do Instituto Piaget que davam umas coisinhas para ensinar também e apenas umas coisinhas. Sim, vivemos nos últimos 34 anos a confundir democracia com facilitismo, mas a Humanidade seguiu toda essa via, o problema é quase geral no Mundo.  Qualquer dia grande parte dos alunos terá o 12º ano e depois até a licenciatura de Bolonha, o que é muito positivo, mas implica que estudos posteriores para aquisição de conhecimentos a níveis elevados.
A massificação é fundamentalmente positiva e os casos de indisciplina não devem ser tão generalizados como está a ser.
Hoje, o Correio da Manha diz que a professora da Patrícia até autorizou nessa aula livre os telemóveis para SMS e ouvir música, mas ficou furiosa com o atendimento de uma chamada da mãe da menina.

A massificação da escola é como os automóveis, todos podem ter, mas não os caríssimos Mercedes e os BMW. A escola massificada é o Corsa, Polo ou Clio.

A escola massificada não é a antiga escola de elites, mas não deixa de ser o solo de onde nascem elites melhores porque escolhidas entre a totalidade da população e em concorrência uns com os outros nos estudos e trabalhos posteriores.

 



publicado por DD às 16:54
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Faaleceru o HOMEM da Libe...

Paulo Silva – O Caçador d...

A Europa tem Medo dos Muç...

Dieter Dellinger: Estalin...

Dieter Dellinger: Portuga...

Dieter Dellinger: A Obesi...

Trump vai nomear um Gover...

Dieter Dellinger copiou: ...

Arnaldo Matos acerca de G...

Dieter Dellinger copiou d...

arquivos

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Junho 2016

Maio 2016

Março 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2004

Maio 2004

tags

todas as tags

links
subscrever feeds