Jornal Socialista, Democrático e Independente dirigido por Dieter Dellinger, Diogo Sotto Maior e outros colaboradores.
Sábado, 20 de Dezembro de 2014
A Anedota da Azur

 

Fontes do governo e da TAP garantiram que a Azul é neste momento a melhor posicionada para ficar com 61% do capital da transportadora portuguesa.

 

 

A grande anedota sobre a privatização da TAP veio no Expresso em artigo na página 10 da autoria de 3 jornalistas que não tiveram o profissionalismo suficiente para consultar a Wikipedia e Internet.

Assim, dizem os jornalistas que a empresa brasileira de aviação AZUL Airlines está bem posicionada para comprar a TAP.

Na net vemos os seguintes resultados das contas da Azul e da TAP em 2012:

Azul: prejuízo de 187,3 milhões de euros.

TAP: prejuízo de 42,2 milhões de euros.

Uma pequena diferença? Não há resultados disponíveis de 2013 e 2014, mas nada indica que a relação se tenha alterado muito e esperemos que sejam menos negativos.

A pressa do Governo e da administração da TAP em privatizar deve resultar da encomenda de 12 aviões A-350-900 para serem entregues a partir de 2017 até 2021 ou 22. Esses aviões vão custar 2,5 mil milhões de euros, pelo que uma eventual comissão de 1% dá 25 milhões de euros, o que enchia bem os bolsos de decisores. Mas, não estou a ver nenhuma companhia de aviação com dinheiro suficiente para entrar com algum dinheiro para amortizar parte dos mil milhões da dívida da TAP mais os 2,5 mil milhões para os novos aviões.

Consultando na Net a lista das empresas que já encomendaram os novos A-350 vemos apenas empresas financeiras que alugam os aviões ou fazem vendas leasing às companhias aéreas.

Os A-350 foram muito bem recebidos quando apresentados porque representam uma apreciável economia de combustível que pode ir de 8 a 16% conforme o ciclo de voo e são aviões com um alcance de 15 mil km que dá para ir a qualquer lugar. Acontece que entre Junho deste ano e esta semana, o preço do barril de petróleo caiu de quase 130 dólares para cerca de 56 dólares e parece que continua a descer ainda. Assim, a economia de combustível terá um relevo menor, permitindo aos atuais A-330 e -340 continuarem a voar e, eventualmente, atrasar a entrega de todos os A-350. Os primeiros dois a três poderão ser entregues nas datas previstas de 2017 a 2019 e os restantes um pouco mais tarde e poderão ser adquiridos em leasing até porque também os juros na Europa desceram imenso e os Estados proprietários da Airbus como a Alemanha, França, Itália e Espanha têm todo o interesse em garantir créditos bancários a baixo juro para que a Airbus não perca a sua quota mundial de mercado que ronda os 50%

A TAP recebeu neste último verão seis aviões de um total de 11 encomendados há tempos e neste momento tem muita dificuldade em ter mais aviões porque não há espaço disponível no aeroporto de Portela para o Hub português de cerca de 100 aviões TAP/Portugália e a ANA não está disposta a alterar nada nem fazer um novo aeroporto. O negócio ideal é utilizar instalações quase amortizadas a 100%. A ANA da francesa Vinci recusa-se a pagar cerca de 180 milhões de euros em dívidas, o que nem é uma grande verba, dada a imensa utilização de todos aeroportos nacionais com milhares de operações aéreas diárias.

 



publicado por DD às 22:47
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Dieter Dellinger: Opinião...

Dieter Dellinger copiou: ...

Dieter Dellinger Copia Ar...

Cavaco Pio, Pio

Salários dos Trabalhadore...

Dieter Dellinger: O T-ROC...

Dieter Dellinger: Incêndi...

Isabel Monteiro: O seu Cu...

Portugal paga mais 2.600 ...

Dieter Dellinger: O Diabo...

arquivos

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Junho 2016

Maio 2016

Março 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2004

Maio 2004

tags

todas as tags

links
subscrever feeds