Jornal Socialista, Democrático e Independente dirigido por Dieter Dellinger, Diogo Sotto Maior e outros colaboradores.
Terça-feira, 19 de Maio de 2015
Quanto Vale a TAP

 

 

 

 

A TAP possui a seguinte frota com os respetivos custos unitários:

Longo Curso

4 A 330-200 a 228 milhões de dólares a unidade = 912 milhões de USD

14 A 330-200 a 171 milhões a unidade = 2.394 milhões de USD

Medio Curso

44 A 321-200 / 320-200 / 319-100 a cerca de 55 milhões a unidade = 2.420 milhões de USD

Esta frota de 62 aviões custou 5.726 milhões de dólares que são quase o mesmo que euros.

A maioria destes aviões não são muito antigos e ainda podem bem voar uns 10 anos, tanto mais que a TAP possui uma das melhores oficinas de revisão, reparação e “mid life upgrades”, que permite fazer todos esses trabalhos com trabalhadores portugueses altamente qualificados, o que significa importantes verbas em IRS e TSU cobradas pelo Estado e ausência de fundos de desemprego.

Por isso, a frota ainda vale bem uns 3.900 milhões de euros.

Para além disso, a TAP encomendou 12 A 350-800 a 245,5 milhões de euros a unidade, totalizando 2.946 milhões de euros. Estes aviões de dois motores deverão ser entregues até 2022, devendo ser adquiridos em “leasing” e destinam-se a substituir os 12 dos 14 A 330-200 de 2 motores que, mesmo daqui a dois a seis anos, ainda valor de mercado.

Os novos 350-800 são feitos em grande parte em material compósito leve, pelo que poupam 6 a 12% de combustível, o que teria agora pouca importância se a TAP tivesse comprado o combustível ao valor do mercado, mas o Pinto fez contratos derivativos (uma espécie de swaps) quando o barril estava muito acima dos 100 dólares, pelo que a empresa está a perder muitos milhões de dólares, mas provavelmente já a partir de Janeiro próximo começará a pagar parte do combustível ao preço normal, devendo estar já a comprar algum barato. Ninguém apresentou estas contas aos proprietários da TAP, os cidadãos portugueses, e não os Srs. Sérgio Monteiro, Pires e Passos.

A TAP voa para 84 destinos com as respetivas licenças e faz cerca de 2.500 voos por semana para 35 países.

Para além disso, a TAP possui uma empresa de catering como a já referida oficina num gigantesco hangar em que cabiam os Jumbo 747.

Tudo somado, acredito que o valor real da TAP será da ordem 10 mil milhões de euros ou 9 mil milhões sem a dívida que não é mais do que 10% do valor da companhia.

Os três putativos compradores andam a GOZAR com as nossas CARAS quando falam em investir cerca de 350 milhões, o que não chega para dois aviões de longo curso.

O Efremovitch diz que investe 175 milhões em dinheiro e outro tanto em seis aviões A 330 ou A 340. Só no ferro velho é que o homem terá comprado seis aeronaves a um preço inferior a uma delas.

Vender este império aeronáutico é um autêntico ATENTADO de LESA PÁTRIA.

Faz lembrar quando Portugal nos tempos dos Filipes privatizou a carreira das Índias que passaram a ser a chamada Companhia da Índia que faliu poucos anos depois.

Nota: Não me referi aqui à Portugália que possui boas unidades pequenas Fokker e Embraer para voos de curta distância e deve valer bem uns mil milhões de euros e que poderia ser vendida para capitalizar a TAP.

O problema da TAP é ser uma empresa não capitalizada devido à DITADURA germano-europeia que não quer concorrência à Lufthansa e Air France como se alemães e franceses tivesse que ter TUDO e Portugal, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda e Espanha NADA em matéria de aviação.

O Pires de Lima disse há dias que uma empresa capitalista tem de ter capital e eu acrescento qualquer empresa e acrescentou que não tendo não será capitalismo, mas sim xico espertismo. Eis uma frase que lhe dou inteira razão.

Se Passos, Pires e Monteiro fossem HONESTOS apresentavam aos contribuintes os valores reais da TAP e não andavam a aldrabar toda a gente.

Assim como há um juiz que presume que Sócrates recebeu umas pequeníssimas verbas em luvas, deverá outro ou o mesmo que deve presumir que entregar 9 mil milhões de euros por 35 milhões permite presumir que vendedores do Governo encaixaram bem ml milhões de euros.

Não é por acaso que o malandro, mas espertíssimo, Paulo Portas não diz uma palavra sobre a privatização da TAP. Já tem o problema dos submarinos e não quer outro, apesar de ter direito a receber o seu quinhão. Sim, ou há moralidade ou comem todos.



publicado por DD às 20:40
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2 comentários:
De JR a 27 de Maio de 2015 às 10:26
Sem o mínimo de rigor nestas contas..."avaliar" assim não passa de um post a ridicularizar que prejudica mais a causa do que beneficia


De DD a 12 de Junho de 2015 às 22:01
Faltou acrescentar que cerca de 80% da dívida bancária da TAP pertence à CGD/BCP que poderia ser transformada em capital, libertando a empresa de onerosos juros.
Os preços dos aviões na qualidade de usados podem ser de 50 a 35% do valor indicado, o que, mesmo assim, ultrapassa os 10 milhões de euros pelos quais o Estado vendeu a TAP. Valor que, talvez, dê para um motor novo.


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