Foto da Base Aérea Nr. 6 - Montijo
“O Governo PSD/CDS entregou a ANA, responsável pela manutenção e construção de infraestruturas aeroportuárias em Portugal, aos franceses da Vinci por 50 anos. O contrato prevê a construção de um novo aeroporto quando o número de passageiros na Portela o justificar. Em contrapartida, a Vinci pode subir as taxas aeroportuárias sempre que o número de passageiros aumenta. É o que está a acontecer, segundo David Neeleman, presidente da TAP desde que é dona da ANA a Vinci aumentou as taxas 20 vezes, mas não quer construir nenhum aeroporto, defende a solução Montijo e pretende mesmo fechar uma das duas pistas do aeroporto de Lisboa para conseguir mais lugares de estacionamento. Ou seja, está a ser criado um forte estrangulamento à economia portuguesa por uma decisão política errada. Os responsáveis deviam responder por isso. E os que sempre se opuseram a um novo aeroporto também.”
Nota Pessoal: É uma excelente e curto texto de Nicolau Santos. Portela deve estar perto da saturação, ou seja, dos 22 milhões de passageiros anuais, pelo que é da máxima urgência colocar Montijo ao serviço das “low cost”, mas ainda não há acordo porque, segundo o Expresso da semana passada, a Vinci não quer pagar as obras necessárias que seriam equipar a pista principal de Montijo com sistema de aterragem e descolagem por instrumentos e construir uma aerogare civil, a partir das instalações militares que não foram concebidas para passageiros.
A Força Aérea quer dinheiro em troca de Montijo quando tem quase tantas bases aéreas como aviões (Ota, Beja, Alverca, Monte Real, Sintra, Cortegaça, Santa Maria, etc.) e a Câmara Municipal do Montijo quer uma ligação por autoestrada à Ponte Vasco da Gama. Ninguém pensou oficialmente que a base do Montijo possui um cais acostável que pode permitir transportar passageiros nos catamarans do Tejo para a zona da Expo que também tem cais acostável ou para o Terreiro do Paço ou Cais de Sodré. Para os turistas seria mesmo um encanto atravessar o Tejo em barco rápido e contemplar a cidade pelo seu melhor ângulo, ficando, por exemplo, na zona da expo com ligação ao Metro, à CP, à Carris e aos táxis
Links Amigos
Os Meus Blogs
Transportes