Nova Deli, a capital da União Indiana, ganhou o troféu de ser a cidade mais poluída do Mundo com o maior número de mortes e doentes pulmonares devido à inspiração de partículas poluentes. As pessoas andam de máscara e substituem os móveis em casa por vasos de flores, enchendo também as varandas de plantas para oxigenarem mais o ambiente.
A área urbana de Nova Deli tem já 7 milhões de automóveis e uma enorme quantidade de fábricas e escritórios.
Apesar disso, a Índia tinha em 2012 apenas 18 viaturas por mil habitantes quando Portugal tinha em 2010 por cada mil habitantes 560 automóveis, mas a União Indiana deve ter agora mais, até porque já fabrica 3,8 milhões de carros por ano.
Se os dois maiores países da Ásia chegarem a ter tantos carros como o paupérrimo Portugal terão para os seus 2,6 mil milhões de habitantes cerca de 1,3 mil milhões de carros.
A produção automóvel mundial em 2014 foi de 89,5 milhões de carros, sendo a China o maior construtor do Mundo com 23,7 milhões de viaturas fabricadas em 2014, seguido dos EUA com 11,6 milhões, o Japão com 9,7 Milhões e a Alemanha com uns modestos 5,9 milhões no seu território e quase o mesmo número nas muitas fábricas que possui no exterior.
Em 2011, a população mundial atingiu os 7 mil milhões de habitantes, estando agora nos 7,4 mil milhões. O crescimento é de 100 milhões de almas por ano, pelo que daqui a 26 anos, o Planeta terá 8 mil milhões e meio e no fim do Século pode chegar aos 15 a 16 mil milhões de habitantes. Como arranjar trabalho, casas e automóveis para tanta gente?
Enquanto na Europa o crescimento da população está contido, na Ásia, África e América do Sul não está e os países árabes até querem ter o máximo de filhos para invadirem "pacificamente" a Europa e o resto do Mundo.
A Europa com os seus 500 milhões de habitantes em metade da área dos EUA e quase a mesma que a Índia tem de ter um pensamento estratégico a longo prazo, o que é difícil quando temos uma mulher a liderar a União Europeia. Como é sabido, as mulheres podem governar muito bem, mas falta-lhes o pensamento estratégico e visão do futuro como se viu nos casos de Golda Meier em Israel que não conseguiu vislumbrar a necessidade de uma paz com a Palestina ou a Senhora Tatcher que destruiu a indústria britânica e agora a Merkel a dar cabo da Europa porque o seu pensamento não sai de Berlim.
Links Amigos
Os Meus Blogs
Transportes